Gestão de risco de crédito: o que é e por que é tão importante?

Diminuir a inadimplência e proteger a sua operação financeira contra os problemas gerados por ela é o principal objetivo da gestão de risco de crédito. Mas, você sabe como essa gestão funciona? Acompanhe neste post o que é risco de crédito e porque a gestão dele é tão importante.

Gestão de risco de crédito

A inadimplência, ou seja, o descumprimento de uma obrigação contratual que envolva a não quitação de qualquer tipo de dívida, é um risco a qualquer operação financeira. Ela afeta todo tipo de setor da economia e preocupa as companhias e os seus gestores, bem como empresários e dirigentes.

Isso porque os impactos da inadimplência podem prejudicar a operação e até mesmo causar danos irreversíveis. Nesse cenário, surge a gestão de risco de crédito, que consiste no conjunto de medidas direcionadas à diminuição e à proteção de risco de crédito. A gestão prevê a projeção desses riscos, bem como a elaboração de estratégias e de maneiras de reparar os efeitos deles e até mesmo dos possíveis prejuízos à operação financeira.

Os passos da gestão de risco de crédito

O conceito da gestão de risco de crédito é simples: reduzir as dúvidas, no processo de análise de crédito, ao menor patamar possível, a fim de garantir a promoção de  negócios estáveis. 

O desenvolvimento desse tipo de ação compreende alguns passos. Confira a seguir os principais passos para a implantação da gestão de risco de crédito.

  • Criação de uma cultura sólida de crédito, adequada ao tipo de negócio e ao mercado;
  • Análise de crédito e outras práticas que possam assegurar a proteção de risco de crédito;
  • Elaboração de uma estratégia para a administração do fluxo de informações da decisão de crédito;
  • Capacitação de colaboradores para que possam identificar os riscos envolvidos nas operações;
  • Aprimoramento do processo de comunicação da empresa a fim de garantir transparência a respeito das movimentações.

Por fim, ao adotar esse tipo de gestão, a empresa está protegida do risco de crédito e tem mais garantias para a sua operação.

Efeitos da falta da gestão de risco de crédito

Sem prever o risco de crédito de maneira planejada e fundamentada em dados, a empresa pode sofrer consequências como o desequilíbrio do fluxo de caixa, a redução da previsibilidade financeira, a perda do fluxo de caixa projetado e, ainda, a redução da competitividade do negócio.

Frente a tudo isso, os resultados podem ficar abaixo do esperado, gerando descontrole e até mesmo culminar no início de ações judiciais.

Desafios para a gestão de risco de crédito

Para evitar a má concessão de crédito, que pode resultar em situações como essas na empresa, é preciso adotar a gestão de risco de crédito. Para isso, no entanto, alguns desafios devem ser superados.

Automação

 A ausência de automação é a principal dificuldade quando se trata de gestão de risco de crédito. É necessário que as etapas das avaliações de crédito estejam ativas durante todo o processo. Além disso, a automação garante mais eficiência às operações.

Por isso, a indicação é contar com sistemas confiáveis de avaliação de crédito, que invistam em software de gestão e que adotem soluções inovadoras. 

É  imprescindível que os dados estejam armazenados de maneira adequada e segura, com fluidez em processos como a emissão de relatórios para a análise.

Para isso, é preciso buscar soluções tecnológicas para auxiliar a operação. Também é necessário que os sistemas sejam atualizados de maneira periódica e com eficácia, a fim de garantir avaliações precisas e sem equívocos.

Somente dessa forma é possível ampliar o volume de dados processados e garantir um gerenciamento seguro das informações.

Inadimplência no mercado imobiliário

A inadimplência de aluguel é considerada uma situação corriqueira na rotina das imobiliárias. Além disso, ela tem crescido em algumas cidades brasileiras durante a pandemia da Covid-19, tendo em vista que um dos impactos da pandemia foi a perda de renda para muitas famílias. 

Frente a essa realidade, é preciso tomar algumas providências para minimizar o problema. 

Uma análise de crédito segura na hora de fechar o contrato de locação é uma forma de proteger a sua imobiliária da inadimplência de aluguel. Por meio do resultado dessa análise, é determinado o risco específico do interessado para cada operação.

Análise de crédito da FC ANALISE

A FC ANALISE  é referência em gestão de risco de análise de crédito. Ao contratar o sistema da FC, você conta com uma análise de crédito confiável e que visa combater a inadimplência.

Com a FC ANALISE, a análise de crédito é composta pelo processamento robusto de informações, em tempo real, com resposta instantânea (apenas com o CPF do pretendente) e que incluem as principais variáveis relacionadas ao risco de crédito específico para locação de imóveis. São levantados o perfil demográfico do cliente, as informações financeiras disponíveis no mercado e o histórico de crédito dele.

Por fim, é considerada a compatibilidade financeira, em que é avaliada a possibilidade de pagamento sem o comprometimento excessivo do orçamento do interessado, levando em consideração o valor da locação pretendida. 

O diferencial da FC ANALISE é que tudo isso é  realizado em poucos segundos, por meio de uma plataforma única, que confere informações de diversas fontes. É uma ferramenta simples de usar, porém com uma inteligência de dados extremamente assertiva. 

Essas informações são retiradas de birôs de crédito e bases especializadas em Big Data, diversas fontes públicas e privadas, especialmente avaliadas como relevantes para definição do perfil de um inquilino. Conheça mais sobre como é feita a análise de risco de crédito pela FC ANALISE: clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top