Como funciona a análise de crédito da FC ANALISE Digital

A FC ANALISE é uma ferramenta simples e fácil de usar. Com apenas o CPF e a renda declarada pelo interessado é possível capturar uma quantidade significativa de dados. Essas informações são retiradas de birôs de crédito e bases especializadas em Big Data, diversas fontes públicas e privadas, especialmente avaliadas como relevantes para definição do perfil de um inquilino. 

Informações como: performance de pagamentos e recorrências de inadimplências, sinais de endividamento, bases de negativações de birôs (pendências financeiras, protestos, cheques sem fundos), score de crédito, perfil socioeconômico (profissão, escolaridade, renda presumida), endereços, telefones e emails, entre outros. 

Por meio do cruzamento destes resultados com o valor da locação pretendida e o mapeamento de perfis de maior risco de inadimplência (específicos de locação), a ferramenta determina um risco específico para aquela operação. Além disso, é possível fazer uma recomendação de como garantir essa locação com segurança, de acordo com o resultado do laudo do cliente analisado.

Vantagens em relação aos birôs de crédito

A FC ANALISE Digital é muito mais do que um simples birô de crédito. O foco de uma análise não pode ser verificar apenas a inadimplência. Ou seja, você não pode se basear só em informações de que a pessoa analisada possui ou não alguma negativação atual. 

Uma informação de inadimplência é excluída do sistema até mesmo sem o pagamento, bastando que a dívida tenha sido negativada há mais de 5 anos. Muitas vezes, também, o cliente faz parcelamentos de várias dívidas existentes, mesmo com a intenção de não cumprir com os pagamentos, apenas para que elas sejam excluídas temporariamente dos cadastros de negativação. Após o pagamento total de uma dívida, é importante conhecer o histórico e avaliar a recorrência com que este cliente se torna inadimplente.  

O score de crédito apontado pelos birôs está relacionado a este histórico, mas leva em consideração apenas o comportamento do consumidor em relação à operações de crédito, que diferem da forma como se relacionam com moradia.

Com a FC ANALISE é diferente. 

Foco na locação de imóveis

Os resultados da FC ANALISE Digital levam em conta o histórico da pessoa interessada em alugar um imóvel, não somente a negativação. O mais interessante é que os resultados são focados em locação de imóveis. Basta especificar o tipo de imóvel pretendido e ver se o perfil do cliente é compatível com essa locação.

O sistema realiza o cruzamento do perfil do candidato com o valor da locação pretendida. São levados em consideração: idade, estado civil, escolaridade, estabilidade de renda e profissional, entre outros fatores sociais relacionados ao comportamento com locação. A partir disso, ele faz o mapeamento de perfis de maior risco de inadimplência.

Dessa forma, o sistema verifica se o pretendente tem o perfil para o imóvel analisado, ou se ele vai precisar de outra pessoa para ajudar a compor a renda. Com essas informações é possível até sugerir para o interessado um outro imóvel, que seja compatível com o seu perfil.

No caso de um resultado muito positivo, é possível até aprovar a locação sem o acréscimo de garantias locatícias. Isso mesmo! O sistema pode indicar um perfil de risco de um interessado compatível até mesmo com a locação de um imóvel sem a necessidade de nenhum tipo de garantia locatícia. 

Com isso, consegue-se aprovar o cadastro do cliente na hora e, em muitos casos, ele já sai da imobiliária com contrato assinado e chave em mãos. Você pode, inclusive, fazer isso durante a visita ao imóvel e o interessado sair de lá com o contrato aprovado. Isso é tecnologia aplicada com inteligência de dados, usando a big data para facilitar a jornada dos bons inquilinos.Que tal saber mais sobre a FC ANALISE Digital? Clique aqui para acessar o nosso site e ter acesso a todas as nossas informações.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top