Locação sem garantia locatícia: saiba como é possível

Um tema recorrente dentro do mercado de locação de imóveis são as chamadas garantias locatícias. Elas são formas de garantir o cumprimento de um contrato de locação, além da capacidade financeira do inquilino. Geralmente um contrato tradicional de locação possui, ao menos, uma delas. Mas você sabia que é possível realizar uma locação sem garantia locatícia? Vamos falar mais sobre como tornar isso possível sem colocar a operação de locação da sua imobiliária em risco.

As garantias locatícias tradicionais

Existem diversos tipos de garantias que são utilizadas nos contratos tradicionais de locação. Listamos abaixo as principais.

Fiador: uma terceira pessoa garante o contrato por meio de seus recursos financeiros e bens, caso o  inquilino não pague. 

Caução de bens ou em dinheiro: pode ser feito por meio de um bem ou valor em dinheiro (este limitado à três vezes o valor do aluguel), que garantirá os custos da locação, caso ocorra algum problema.

Título de capitalização: caução de um título adquirido em nome do inquilino que fica retido como garantia do contrato de locação.

Seguro-fiança: uma apólice de seguro é feita em nome do proprietário do imóvel e é paga pelo inquilino ou proprietário como forma de garantir que o contrato de locação seja cumprido.

Sem garantia locatícia: como é possível?

As garantias são formas de dar mais proteção ao cumprimento dos pagamentos de um  contrato de aluguel. É uma forma de garantir que imobiliária e proprietário não tenham prejuízos. Isso vale para o pagamento do aluguel e possíveis danos ao imóvel. 

A questão é que esses processos, quando onerosos, podem afastar os bons pagadores, além de dificultar mais do que ajudar, em muitos casos.

E se houvesse outra forma de saber  que aquele cliente é um bom pagador e tem uma pequena probabilidade de não cumprir com os seus compromissos? Isso existe e chama-se FC ANALISE Digital.

Mais que uma simples análise de crédito 

A FC ANALISE Digital é uma plataforma completa que faz análise de crédito e indica níveis de risco em relação a uma locação. Com apenas o CPF e a renda do pretendente é possível apontar qual é o risco de alugar o imóvel pretendido por ele.

Nos resultados da consulta na plataforma alguns níveis indicam que o risco é baixo ou muito baixo. Nesses casos, mostra que aquele cliente tem histórico e perfil de um ótimo pagador e que pode-se recomendar para ele até uma locação sem garantia.

Lembrando que no caso de uma locação sem garantia contratual, o proprietário tem o benefício de solicitar uma liminar judicial de despejo, o que reduz significativamente o tempo de devolução do imóvel em caso de inadimplência.

Esse resultado dado pela plataforma não se baseia numa análise superficial. Para chegar ao resultado, são consultados diversos bancos de dados e o perfil daquela pessoa foi analisado considerando fatores de inteligência de dados, além do valor da locação. 

Case de sucesso: Brognoli

A primeira empresa a testar o uso da plataforma foi a Brognoli Imóveis, de Florianópolis. Durante a implantação, a imobiliária teve um crescimento de 20% na quantidade de contratos de locação. Destes, 35% foram fechados sem garantia e 50% com a participação de um fiador sem necessidade de comprovar propriedade de imóvel. Resultado: 85% de locações sem custos adicionais de garantias, com rapidez, segurança e inadimplência de somente 1,5%. Confira o case completo aqui.

Essa é uma prova de que é possível realizar locação sem garantia locatícia e que isso pode fazer sua imobiliária aumentar ainda mais a quantidade de imóveis alugados com a contração de uma ferramenta assertiva.

Quer saber mais sobre a FC? Acesse o nosso site e confira todas as funcionalidades e ferramentas, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top