Como alugar um imóvel rápido, com menos documentos e mais segurança?

A quantidade de pessoas que procuram pela locação de imóveis é bem maior do que a que efetivamente fecha negócio. Então, como atender a essa demanda? É preciso disposição, mas, com alguns passos é possível acelerar o processo. Como alugar um imóvel rápido, com menos documentos e mais segurança? Acompanhe este texto que temos algumas dicas para ajudar.

O processo de locação

Tudo começa com a necessidade de encontrar um lugar para mudar ou iniciar uma nova vida ou empresa. Isso acontece por motivos diversos, mas é ali que essa jornada é iniciada. A pessoa vai começar a buscar opções dentro do perfil de imóvel que lhe é de interesse. Isso leva em conta o tamanho, localização, preço, conservação do imóvel e até aspectos subjetivos de quem está realizando a pesquisa.

Ele vai encontrar opções, selecionar as mais adequadas, marcar uma visita, enviar documentos para aprovação de cadastro, aguardar a vistoria de entrada para, finalmente, entrar no imóvel.

Um bom anúncio ganha o coração

Ao perceber a necessidade de encontrar um imóvel para alugar, o candidato à locação vai pesquisar por imóveis, seja conhecendo a região desejada, nas redes sociais, portais de imóveis, sites de imobiliárias, entre outros. Aí já começa o diferencial que a sua imobiliária pode ter. Anúncios bem feitos e com boas fotos vão conquistar o primeiro olhar do seu cliente. Se a primeira impressão é a que fica, você vai querer impactar, não é mesmo?

A pré-venda

Depois de fazer a seleção dos imóveis que atendam ao perfil desejado, o candidato vai entrar em contato para saber mais detalhes e marcar uma visita ao imóvel. Quanto mais assertiva for essa abordagem, mais eficiente será o processo. 

Algumas imobiliárias têm implantado o setor de pré-vendas para atender nesse primeiro contato. Assim, é possível selecionar quem realmente está interessado na locação do imóvel e quem é somente um curioso e ainda está longe de fechar negócio.

A visita e aprovação de cadastro

Ao marcar a visita, é importante que um corretor devidamente instruído sobre o imóvel esteja presente para auxiliar nas dúvidas do candidato. Após a visita, entra a parte de análise de crédito e aprovação de cadastro

Existem algumas imobiliárias que, para fins de aceleração do processo, já realizam as próximas etapas durante a visita. Isso possibilita que o cliente saia da visita ao imóvel com o contrato assinado.

Aqui entra uma das etapas que mais dá dor de cabeça tanto para as imobiliárias quanto para quem quer alugar rápido: a aprovação de cadastro. Essa etapa precisa acontecer de forma segura, afinal de contas, você não vai entregar um imóvel sem ter a certeza de que o candidato será um bom inquilino. 

Por conta desse medo e, em alguns casos, falta de capacitação técnica, acabam acontecendo certas injustiças. Além disso, o processo costuma demorar muito, o que cansa os clientes e os afasta. 

Para melhorar isso, hoje em dia existem ferramentas que agilizam essa etapa de forma segura e rápida. Vamos voltar nesse assunto daqui a pouco.

A vistoria

Depois do cadastro aprovado e contrato assinado, acontece a vistoria. Sugerimos que isso seja feito por uma empresa terceirizada, parceira da imobiliária. Essa etapa também costuma demorar, o que pode irritar o inquilino. Quanto mais objetiva, assertiva e rápida for a vistoria de entrada, maior a satisfação do cliente.

Após a vistoria realizada, as chaves do imóvel serão entregues, junto com o relatório da vistoria que pode ser contestado em até 30 dias.

Atendimento de primeira

Independentemente da etapa, o atendimento de qualidade deve sobrepor qualquer coisa. Não é porque o processo precisa ser agilizado que o cliente será tratado de forma rude, grosseira ou sem dedicação. Ele é o centro das atenções e merece ser tratado como tal.

Então, certifique-se de que em todos os momentos ele seja tratado de forma respeitosa e transparente. Diga a verdade e o alerte sobre todas as possibilidades.

Aprovação de crédito sem burocracia

Até pouco tempo, os setores de análise de crédito das imobiliárias era composto por uma ou mais pessoas e exigia diversas etapas. Eram contratadas ferramentas de birôs de crédito que custavam caro e não traziam muitos resultados. Da parte do candidato, eram solicitados diversos documentos, reconhecimentos de firma e outras coisas que causavam uma burocracia e despesa sem tamanho.

Atualmente, existem ferramentas que conseguem fazer uma análise de crédito em poucos minutos, com qualidade e sem burocracia. É exatamente o que a FC ANALISE Digital faz. Com apenas o CPF e um comprovante de renda, a imobiliária consegue fazer uma análise de crédito do candidato em poucos minutos e verificar se está apto para alugar o imóvel desejado.

Todo aquele tempo gasto com processos onerosos e que causavam desgaste com o inquilino acabaram. Por meio de inteligência de mercado combinada com big data, a plataforma consegue fazer uma análise segura e confiável. Ela analisa todo o histórico do cliente em diversas bases de dados, como cadastros positivos, negativos, histórico de pagamentos, entre outros itens. 

Com isso, é possível até fechar contratos de locação sem a necessidade de um fiador ou qualquer garantia locatícia. Tudo isso vai depender do perfil do candidato analisado e a forma como sua imobiliária trabalha. Em qualquer um dos casos, é uma ferramenta que empodera as imobiliárias e dá a elas a capacidade de oferecer um serviço ainda mais eficiente.

Como alugar um imóvel rápido?

Simples, mas nem tanto. Basta a imobiliária implantar tecnologia e redesenhar o seu modelo de negócio de forma a agilizar cada um dos processos. A questão é o processo e o tempo necessário para realizar isso.

Toda mudança exige sacrifício e dedicação de toda a equipe. Algumas empresas conseguem se adaptar mais rapidamente, outras demoram um pouco mais. Mas todas as imobiliárias possuem a capacidade de se renovar. Isso precisa acontecer no “seu tempo”, do “seu jeito”. Não é receita de bolo. É um caminho a ser percorrido, e só a sua empresa pode encontrar o trajeto ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top