Novas tecnologias na locação

Em 2020, e infelizmente também em 2021, ficou claro para todos nós a necessidade de termos negócios adaptados ao digital e adaptáveis a rápidas e inesperadas mudanças.

Hoje vamos trazer algumas novas tecnologias, outras nem tão novas assim, que podem agilizar e digitalizar seu negócio de forma rápida e simples.

Atendimento

Muitas locações são perdidas já no primeiro atendimento. Isso acontece, pois, muitas imobiliárias não adequaram sua forma de atender à realidade atual.

Se um usuário acessa seu site e consegue ver os imóveis disponíveis por ele, permita que o agendamento seja feito online também. Existem diversos aplicativos que facilitam esse trâmite, mas um simples link de uma agenda do Google já ajudaria… e muito. Também coloque um chat ou link para o WhatsApp. Assim o usuário poderia receber um atendimento personalizado quando for impactado pelo anúncio no site.

Visita

Nesse período vimos que não podemos ficar reféns apenas das visitas presenciais. Mesmo depois desta fase de pandemia, o consumidor continuará priorizando imobiliárias onde ele consegue digitalmente selecionar apenas os imóveis que realmente faz sentido fazer uma visita presencial. Até porque isso já era uma tendência, que só foi acelerada na pandemia.

Menos visitas improdutivas, mais conversão para as imobiliárias.

O ideal é permitir que os usuários façam um tour usando realidade virtual ou com uma foto ou vídeo em 360°. Entretanto, para algumas empresas, essas tecnologias ainda representam um investimento que não podem fazer.

Uma opção para isso é disponibilizar vídeos que simulem uma visita ao imóvel. Vídeos são mais imersivos e vão permitir que os usuários tenham uma noção melhor do tamanho do imóvel e se está dentro do que ele procura.

Aprovação

Se todo processo foi feito digitalmente, por que fazer o cliente ir até a imobiliária na hora da análise de crédito?

Há alguns anos era muito comum os futuros locatários ou locatárias levarem os documentos até a imobiliária.

Entretanto, o mercado mudou. Em 2021 a análise para locação de imóveis pode ser feita digitalmente, de forma mais rápida, e com mais segurança.

Na hora da visita, caso a pessoa tenha demonstrado interesse, o corretor ou corretora pode solicitar o CPF e realizar a análise desse pretendente de forma instantânea.

O diferencial da análise instantânea da FC ANALISE é que retorna com o cálculo de risco e já com a recomendação ou não de aprovação. O sistema considera, em tempo real, o perfil pessoal, financeiro e de crédito, além do tipo e valor da locação pretendida. O poder de decisão sobre o avanço da negociação fica disponível na hora, na ponta do atendimento.

Contrato

A análise é digital, mas a assinatura do contrato é analógica?  Isso ainda faz sentido para você?

Caso tenha respondido sim, tudo bem! Mas vamos pensar juntos aqui, para assinar um contrato de papel a pessoa precisa ir até a imobiliária ou encontrar com alguém que leve o contrato, além de enfrentar as filas de um cartório. Esse processo desanima até quem gosta de burocracia (será que existem pessoas assim?).

Porém, caso utilize um documento para assinatura digital de contratos, essa questão seria resolvida em minutos.

As inovações e tecnologias surgiram para nos ajudar e melhorar nosso trabalho. Deixe alguns preconceitos para trás e aproveite tudo que esse novo mundo pode te oferecer.

Ah, e já existe segurança jurídica para isso, afinal, até os processos judiciais já são eletrônicos 😉.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top