O Imobi Report em parceria com a FC ANALISE Digital lançou uma série de entrevistas com alguns de nossos clientes. No Blog do Imobi Report foram publicados os textos com comentários da jornalista Ana Clara Tonocchi. Ela também é responsável pela entrevista na íntegra que você irá conferir agora.
No texto de hoje veremos a entrevista com o Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli Imóveis, de Florianópolis, pioneira no uso do algoritmo da FC ANALISE desde 2018.
A Brognoli foi fundada em 1955. Sempre esteve muito ligada aos movimentos de inovação e empreendedorismo. Desde 1989, com Marcelo Brognoli assumindo a diretoria da empresa, a imobiliária focou ainda mais na modernização e na informatização.
Daremos um salto na história e chegaremos em 2020. Hoje ela tem 9 filiais espalhadas pela Grande Florianópolis e é uma das referências no mercado nacional de locação.
Agora vamos ver, na íntegra, a entrevista de Eduardo Barbosa.
Ana Clara Tonocchi: Quando vocês começaram a usar o serviço da FC ANALISE?
Eduardo Barbosa: Estamos utilizando a FC a mais de 2 anos. Desde que começamos a trabalhar com o movimento de locação sem garantia, a gente trouxe a FC ANALISE para nos dar robustez na análise de inquilinos e também nos dar mais velocidade. Uma análise de crédito demorava, no melhor dos mundos, 48 horas. Passamos para 15 minutos e hoje estamos quase real time: subiu os dados para plataforma e já temos algum retorno. Nos deu uma velocidade enorme na tomada de decisão por causa da qualidade dos dados e nos deu uma ampliação no volume de locações pois conseguimos rodar a análise com velocidade muito mais alta e conseguimos comunicar o cliente se ele está apto ou não a seguir nessa locação com muito mais velocidade. Com isso, conseguimos que o cliente não vá procurar em outro lugar pois, efetivamente, já tem tudo liberado na Brognoli.
Ana C.: Quais foram as principais mudanças no negócio? Pode trazer números?
Eduardo B.: As principais mudanças foram o aumento no número de locações e aumento na qualidade das locações a partir da ampliação do número de dados que são utilizados hoje pela FC. Desde a implementação da FC ANALISE, temos feito de 25% a 30% de locações no mês dada a velocidade. Brinco que colocamos 15, 16 meses dentro de um ano com 12 a partir dessa mudança de análise de crédito com a FC.
Ana C.: Quais os benefícios de trabalhar com inteligência de dados no mercado imobiliário?
Eduardo B.: São inúmeros os benefícios, vão desde a qualidade da análise, que consequentemente impacta na redução de inadimplência e impacta em toda a exposição que o proprietário tem nesses casos de inadimplência. Tem uma melhora de qualidade, também, na experiência do proprietário. Já para o locatário, mais velocidade, mais transparência, entendimento melhor de o que efetivamente está barrando seu crédito e também uma melhora no ponto de vista de velocidade na tomada de decisão.
Ana C.: E qual a importância de contar com fornecedores que estão inseridos no ecossistema de inovação?
Eduardo B.: Aqui é como toda a externalidade positiva que existe no ecossistema de inovação: trabalhar com uma startup com a FC Digital nos traz uma gama de benefícios. Entre eles, a própria criticidade de análise – eles são muito mais focados e tecnologicamente mais avançados, então conseguem uma capacidade de detecção de pontos de melhoria na análise constantes, constante evolução. Eles contribuem com o business, pois tem uma dedicação a todo o mercado imobiliário e, a partir do trabalho de big data, trazem pontos que podem ser corrigidos e melhorados na nossa política. Sem contar que, como toda a startup, a capacidade que provém dos founders, a troca, a discussão e contribuição para o business é constante. Vai muito além de uma simples prestação de serviço, é uma contribuição para construção e evolução do nosso business como um todo.
O que achou da entrevista com o Barbosa? Semana que vem teremos o Frederico Oehlmeyer, da Roca Imóveis, de São Carlos/SP. Fiquem ligados!