FC ANALISE: escute quem usa – Parte 1: APSA

O Imobi Report em parceria com a FC ANALISE Digital lançou uma série de entrevistas com alguns de nossos clientes. No Blog do Imobi Report foram publicados os textos com comentários da jornalista Ana Clara Tonocchi. Ela também é responsável pela entrevista na íntegra que você irá conferir agora.

Na entrevista de hoje nós vamos ouvir um pouco sobre a APSA, que utiliza a FC ANALISE desde o MVP da solução em 2018. Quem nos ajudou nessa missão foi a Renata Braga, coordenadora de locação da empresa. A APSA migrou do sistema tradicional da FICHA CERTA, o qual utilizava há mais de 10 anos.

A APSA atua no mercado de locação há mais de 85 anos. Entretanto, ter essa tradição e solidez não significa serem avessos a inovação. Nos últimos anos têm buscado soluções que agreguem no seu processo de inovação. A empresa não para de expandir seus negócios e atualmente está presente em 8 cidades:  Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Agora sim. Vamos para entrevista.

Ana Clara Tonocchi: Quando vocês começaram a usar o serviço da FC ANALISE? E por quê?

Renata Braga: Começamos a usar cerca de três anos atrás. O mercado imobiliário vem mudando com o passar dos anos e precisávamos desburocratizar as relações locatícias. Usar uma ferramenta com inteligência de dados nos permitiu, inclusive, flexibilizar as garantias antes exigidas.

Ana C.: Quais foram as principais mudanças no negócio? Pode trazer números?

Renata B.: Passamos a adotar o título de capitalização com um valor menor e aceitamos fiadores que, mesmo não tendo imóveis, poderiam garantir as locações de acordo com o risco e renda apresentados.

Ana C.: Quais os benefícios de trabalhar com inteligência de dados no mercado imobiliário?

Renata B.: Passamos a entender melhor o risco de cada análise e com isso conseguimos flexibilizar e até mesmo isentar candidatos a locatário e fiadores da apresentação de garantia, aumentando com isso a velocidade e volume de locações.

Ana C.: Como orientar seu cliente para a garantia locatícia que cabe melhor no seu caso?

Renata B.: Como intermediadores entre locador e locatário temos o dever de manter a segurança da locação para as partes envolvidas. E nesse momento, o uso de uma análise do comportamento financeiro dos candidatos (inteligência de dados), nos ajuda a entender se precisaremos adotar solicitações de garantia mais robustas, como, por exemplo, o seguro-fiança tradicional ou se conseguimos flexibilizar, pois entendemos que existe baixo risco de inadimplência.

O que achou da entrevista com a Renata? Semana que vem teremos o Eduardo Barbosa, CEO da imobiliária Brognoli, de Florianópolis. Fiquem ligados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top