Comprovação de Renda – FC RECOMENDA

Bem vindo a mais um FC RECOMENDA! Você que acompanha nossos conteúdos, já sabe que a solicitação de documentos para comprovação de renda pode até ser dispensada em alguns casos.

No FC Recomenda anterior falamos um pouco sobre como você pode flexibilizar sua política de aprovação quando o risco retornado pela FC for baixo ou muito baixo.

Mas e quando for importante solicitar a comprovação de renda ou capacidade financeira? Como eu posso assegurar que a minha imobiliária está usando o que é mais recomendado no mercado? A FC te conta!

Existem variadas formas de comprovação de renda ou capacidade financeira, vamos detalhar abaixo o que recomendamos de acordo com o perfil de cada pretendente:

Empresário

Recomendamos a apresentação do DECORE, ou movimentação bancária dos últimos 90 dias. O simples recibo de “pro laborenão é recomendável por não ter um registro tão confiável quanto o DECORE.

Funcionário CLT

Um contra cheque recente pode ser suficiente para sua avaliação, mas caso existam ganhos extras variáveis, sugerimos os últimos três meses, para que se faça uma média dos ganhos.

Aposentado, Pensionista, Militar e Funcionário Público

Recomendamos verificar o portal da transparência, por lá, é possível confirmar o salário ou benefício recebido.

É muito comum a imobiliária pedir Imposto de Renda para avaliar a renda do pretendente, porém não é tão assertivo apurar renda por este documento por algumas razões. 

O IR (Imposto de Renda) apresenta os números do ano anterior, portanto não estará se referindo ao momento atual do pretendente. É mais importante assegurar-se da capacidade financeira no momento do fechamento do contrato e para isso o ideal é analisar a movimentação financeira dos últimos 90 dias e não do ano anterior.

Além disso, é importante lembrar que o IR não tem mais a possibilidade de verificação de autenticidade por terceiros, sendo assim um documento que pode ser inflado com muita facilidade.

Na FC ANALISE temos um time de especialistas que podem te apoiar na análise da comprovação de renda. Caso você precise desse apoio, basta solicitar o FC RENDA e nosso time analisará o documento enviado, com retorno em até 1 hora útil.

Só na FC ANALISE você conversa com quem entende do assunto, e te ajuda a aprimorar as práticas em sua política de aprovação.

Ficou com alguma dúvida? Quer entender um pouco mais sobre os pontos citados? É só chamar nosso time no WhatsApp, clicando no botão abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top