Vantagens da FC ANALISE Digital em relação aos birôs de crédito

As ferramentas de análise de crédito, como os birôs de crédito, são imprescindíveis no fechamento de contratos de aluguel. Essas ferramentas são essenciais para que as imobiliárias possam verificar se aqueles interessados em alugar um imóvel são confiáveis e têm capacidade financeira de manter o pagamento do aluguel em dia.
Geralmente, a análise é feita através da consulta a relatórios produzidos, com base no cadastro de “maus pagadores”. Esses cadastros são alimentados com informações provenientes de cartórios de protesto de títulos, Banco Central, além de associações e órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, baseiam-se no histórico de consumo de crédito das pessoas.

Birôs de crédito

A seguir, vamos falar um pouco sobre como estas bases funcionam e as vantagens que a FC ANALISE Digital possui em relação a elas:

Os birôs funcionam da seguinte forma: obtêm informações sobre o histórico do consumidor por meio de diferentes fontes como bancos, companhias de cartão de crédito, redes varejistas, instituições financeiras não bancárias e empresas de serviços públicos como água, luz e telefone. Depois disso, os dados são organizados em um relatório de cada um dos tomadores de crédito.

Além da base de “negativados” os birôs costumam também disponibilizar um score de crédito destes consumidores. Mas esta é a grande limitação dos birôs: eles contemplam a inadimplência e o comportamento do consumidor com crédito, de forma generalista. Ou seja, você só terá informações de que a pessoa analisada possui ou não alguma negativação e um mesmo score de crédito para qualquer operação: comprar um carro, fazer um cartão de crédito ou até alugar um imóvel.

Porém, o comportamento de pagamento de moradia (no caso, o aluguel) não obedece a mesma lógica e performance de outras  operações de crédito.

A FC ANALISE DIGITAL

A FC ANALISE Digital é muito mais do que um simples birô de crédito, pois avaliamos o risco de inadimplência para locação, conforme o perfil do analisado. Somos uma plataforma digital especialista em análise de crédito para locação de imóveis, oferecendo segurança e agilidade nas aprovações de cadastro. Dessa forma, nosso foco é simplificar a jornada de locação do inquilino e da imobiliária, aumentar o número de locações e diminuir os índices de inadimplência.

Precisamos apenas do CPF dos pretendentes. Assim, já é possível capturar uma quantidade significativa de dados em bases especializadas em Big Data (dezenas de fontes públicas e privadas).

Essas informações incluem: performance de pagamentos e recorrências de inadimplências, sinais de endividamento, bases de negativações de birôs (pendências financeiras, protestos, cheques sem fundos), score de crédito, perfil socioeconômico (profissão, escolaridade, renda presumida, participação em empresas), dados pessoais, endereços, telefones e emails.

Buscamos todos os dados relevantes para a montagem do perfil do pretendente, relacionando os riscos associados aos diferentes perfis, como por exemplo: faixa etária, maturidade familiar e profissional, estado civil, filhos, profissão e origem da renda.

Foco na locação de imóveis

A FC ANALISE considera todo o histórico da pessoa interessada em alugar um imóvel e não somente se há uma negativação, além do foco no perfil de inadimplência de locação. E tem mais: basta especificar o tipo de imóvel pretendido e os valores da locação, para ver se o perfil do cliente é compatível com aquela operação. Nosso score de risco não é o mesmo para todas as operações, como acontece nos birôs de crédito. Para cada valor e tipo de locação o motor recalcula o risco da pessoa analisada.

Com isso, é possível verificar se o pretendente tem o perfil para um determinado imóvel, se ele vai precisar de outra pessoa para ajudar a compor a renda ou até escolher um outro imóvel, mais compatível com o seu perfil.

Ainda no caso de uma aprovação, é possível aprovar um inquilino com risco apontado pela ferramenta como “muito baixo” ou “baixo”, até sem o acréscimo de garantias locatícias. Sim, o sistema permite à imobiliária identificar os clientes com o perfil adequado para a implementação de estratégias de locações sem a necessidade de nenhum tipo de garantia locatícia, especialmente as que geram custos para os inquilinos.

As DORES que a FC ANALISE vai te ajudar a combater

  • Excesso de burocracia;
  • Alto custo de garantias como seguro fiança e similares;
  • Inadimplência;
  • Experiência ruim do bom inquilino.

Acesse o site da FC ANALISE Digital e saiba mais sobre a plataforma: clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top